[oleo-l] Álcool e Biodiesel: trapaças e espertezas ‘energéticas’

Josiane Calado josicalado em yahoo.com.br
Segunda Junho 11 01:18:20 BRT 2007


Álcool e Biodiesel:  trapaças e espertezas ‘energéticas’      
      28/05/207
       
      Estado de Minas
       
      O Brasil é líder mundial  do desenvolvimento de alternativas ao combustível fóssil. E também em tramóias  e trapaças energéticas
  
  Outro dia eu conversava com um engenheiro da área automobilística que se mudou  para os EUA há alguns anos e é diretor de uma grande empresa fabricante de  motores a diesel. Quando morava no Brasil, ele participou ativamente do  desenvolvimento dos primeiros motores a álcool, na década de 70.
  
  Falávamos sobre os biocombustíveis e ele ficou espantado ao saber que nossos  carros flex ainda usam o tanquinho de gasolina para ajudar a partida nas manhãs  mais frias.
  
  “Ainda tem aquilo até hoje?”
  
  Tive então que lembrá-lo de que os norte-americanos foram mais inteligentes que  os brasileiros ao estabelecer, nos EUA, um percentual de 15% de gasolina no  álcool, ao contrário do nosso, que é puro. O etanol lá é chamado de E-85  exatamente por conter esse pequeno percentual de gasolina que elimina a  necessidade do famigerado tanquinho.
  
  E seu espanto continuou quando soube de algumas tramóias e picaretagens que  surgiram em paralelo com os combustíveis alternativos.
  
  Contei do “posto flex”. Ou seja, o grande volume de carros “flex fuel” facilita  a picaretagem da bomba de gasolina batizada com um percentual enorme de álcool.  Muito mais do que os 23% estabelecidos atualmente pelo governo. Esta trapaça é  possível hoje porque os motores flex não engasgam nem tossem mesmo com a  gasolina excessivamente ‘alcolizada’. Afinal, foram projetados exatamente para  isso, ao contrário do motor a gasolina, que começa a falhar assim que é  abastecido com um percentual de álcool acima de 25% ou 30%.
  
  Como o motor flex não protesta, o motorista só percebe que foi trapaceado se  fizer as contas do consumo cada vez que abastecer. Caso contrário, vai  continuar pagando gato por lebre a vida toda.
  
  O engenheiro custou a acreditar que a trapaça atinge também o álcool ‘puro’,  que recebe generosas adições de água. E o que é pior e quase inacreditável: já  foi comprovada, em postos do litoral, a adulteração feita com água do mar, pois  o sal ajudou a corroer todo o sistema de alimentação e injeção do automóvel.
  
  Mas a ‘esperteza’ não se restringe a distribuidoras e postos desonestos: tem  também muito motorista desenvolvendo sua própria ‘solução’ energética  alternativa no caso do diesel. Como?
  
  O biodiesel vem sendo maciçamente divulgado pela imprensa. E explicado que já  está sendo adicionado ao diesel e que é obtido a partir de óleo vegetal  produzido com soja, amendoim, dendê, girassol, pinha, etc. Pois não deu outra:  já tem muito ‘esperto’ adicionando óleo de soja ao diesel e quase destruindo a  bomba injetora do seu motor.
  
  O biodiesel é obtido a partir do óleo vegetal, mas esse é submetido a um  processo químico (chamado de transesterificação) para retirar a glicerina  presente nos oleaginosos. É exatamente essa glicerina que provoca enormes  estragos no tanque, na tubulação, na bomba injetora, nos bicos e até dentro do  motor.
  
  O Brasil desenvolve os mais importantes projetos de combustíveis alternativos  do mundo. Mas o governo deve prestar atenção e reforçar a fiscalização, pois o  país vem se revelando também campeão mundial das trapaças e espertezas  ‘energéticas’.
  
  Por Boris Feldman
  boris.feldman em uai.com.br
  
  
          Comentarios (14)                                                   
         RSS feed (comentarios)
      ESSAS  ESPERTEZAS TERÃO QUE ACABAR ! NÃO VALE A PENA!
  escrito por SILVA FILHO , 28.05.2007 - 22:09 
      Água do mar misturada com  álcool ou gasolina é de uma maldade abominável ! Comerciantes sem scrúpulos e  de-sonestos, sempre esquecem a "Lei do Retorno", ou seja, quem dá,  recebe, e, às vezes recebem em dose dupla ! 
  FELIZMENTE, temos bastante comerciantes decentes, honestos, que não usam de  malandragem para ganhar dinheiro. Esses são maioria ! 
  Realmente aquele "tanquinho" de gasolina é do tempo do Pró-Álcool!.  mas, temos a tecnologia "FLEX" , que o 
  mundo inteiro tá imitando! 
      trapaça da trapaça
  escrito por Fendel , 28.05.2007 - 22:13 
      Meu caro Feldman 
  
  Não é a glicerina a vilã dos óleos vegetais combustíveis, e sim a insaturação  dos OVs. 
  Tanto é que o bioBOBOdiesel de soja é altamente instável e necessita de  aditivos... 
  Oras, aditive-se diretamente o óleo de soja, poispois. 
  Para queimar a glicerina, basta aquecê-la, como ocorre em mais de 100.000  veículos na Alemanha, movidos a óleo de canola, mais saturado que o de soja. 
  Alíás, se fosse a glicerina o problema, por que ninguém anda com 100% de  biodiesel de soja? heim? 
  Para misturar 20% no Diesel, é muito melhor e mais barato misturar óleos  vegetais naturais... 
  
  Detalhes em: www.fendel.com.br 
      Glicerina...
  escrito por carlos coelho , 29.05.2007 - 10:34 
      - Óleo Vegetal não contem  glicerina, é um trigliceridio, a glicerina é formada quando transforma em  biodiesel. 
  
  - Glicerina é miscível em água e álcool, solúvel em éter etílico, acetato de  etila e dioxano, se tiver glicerina no óleo vegetal ele é facilmente retirado  adicionando água. 
  
  O problema do biodiesel e do óleo vegetal é que o óleo lubrificante é  contaminado, formando "borra". 
  O processo é mais acelerado com o Óleo Vegetal do que com o biodiesel devido a  alta viscosidade, contaminando mais rápido o óleo lubrificante, a solução para  isso é adaptar o motor com sistema Elsbett, assim torma o veiculo bicombustivel  (diesel e óleo vegetal). 
      Adulteraçaõ
  escrito por Sebastião Gomes , 29.05.2007 - 21:55 
      Existe um ditado que diz "tudo que é bom deve ser  copiado", mas nem sempre as cópias são tão eficazes quanto as originais.  Os espertalhões vão pagar caro com certeza!! Com o tempo tudo se resolverá no  momento certo. 
  
  Sebastião 
  Mg. 
      Paranóia???
  escrito por Marcelo Neves , 30.05.2007 - 09:57 
      Minha esposa reclama que desde  que trocou seu carro, um Pálio Weekend por um Idea Flex, a impressão é a de que  o carro bebe muito mais gasolina... Mas eu também troquei meu Pálio 1000 por um  flex, Fiesta 1,6, e tenho a mesma impressão. Às vezes o rendimento parece  normal, às vezes piora. Raramente pomos álcool... 
  
  Com as notícias recentes das falcatruas que proliferam nos postos de gasolina e  lendo esta matéria abaixo, decidi perguntar aos meus amigos se compartilham a  sensação de que, apesar dos avanços tecnológicos inerentes a novos modelos,  seus consumos de combustíveis aumentaram (mais litros de gasolina por km  rodado). 
  
  Nós moramos em Vitória e abastecemos em postos Shell, BR e Texaco, quase sempre os  mesmos. E isso nos mesmos postos... Não sei se é paranóia ou se estamos mesmo  sendo enganados... 
  
  
      Aumento no consumo
  escrito por Univaldo Vedana , 30.05.2007 - 11:14 
      Marcelo. 
  O que os fabricantes de carros fizeram foi adaptar um motor que utilizasse os  dois combustíveis (flex) sem se preocupar com o consumo. A taxa de compressão  dos dois combustíveis é diferente portanto o consumo é maior tanto quando usar  álcool como gasolina. Fizeram um misto quente. Uma enganação. Um motor 1.0 a gasolina faz 16/17 km  com um litro de gasolina, já no motor flex não faz mais que 11/12.E o  brasileiro acha que foi uma grande invenção....realmente foi para os  fabricantes de álcool...que tem consumo garantido. 
  Ecologicamente o motor flex não ajuda em nada a emissão de gases do efeito  estufa e pelo lado econômico do consumidor um embuste. 
  Abraços. 
  Univaldo Vedana 
      Trapaça
  escrito por Antonio , 30.05.2007 - 11:49 
      Muitas pessoas pensam q dessa forma vão chegar a algum  lugar...Mas sempre acabam se dando mal... 
  Antonio José 
  Ba 
      Caro Carlos Coelho
  escrito por Fendel , 30.05.2007 - 14:49 
      Acontece que o pessoal do bioBOBO afirma e mente que a  glicerina não queima no motor Diesel... e por isso, pros leigos tem que ser  explicado que a glicerina queima sim, quando devidamente aquecida, em qualquer  kit, produzidos em mais de 50 fabricantes de kits mundo afora... (3 no  Brasil...) 
  Aliás o próprio autor comete a gafe da glicerina no texto acima. 
  Quanto às polimerizações, não são devidos à "glicerina" e sim às  insaturações presentes igualmente nos OVs e nos bioBOBOs... 
      Questao do Biodiesel
  escrito por Dario Adolar Chinvelski , 30.05.2007 - 21:09  
      O óleo vegetal puro ( sem a transesterificaçao), além de  causar efeitos nocivos em todo o sistema de um motor á diesel, causa inda um  efeito poluente tóxico. A glicerina ao ser queimada durante a combustão produz  uma substância chamada de acroleina, de odpr forte e toxico. 
      picaretagem
  escrito por divino vandomar , 31.05.2007 - 07:41 
      O que chamam de esperteza eu denomino velhacaria, é  abominável o que a própria sociedade faz consigo mesmo, neste momento que a  preocupação com os princípios de conservação estão aflorados, seria o momento  ideal para que a população mundial aproveitasse para mudar a consciência e no  entanto não vemos isso acontecer. 
      Será tão dificil agir corretamente?
  escrito por Lourenço Tonietto , 1.06.2007 - 00:02 
      Enquanto se pensa só politiamente e para dar satisfação  inadequada ao cidadão, por ser de interesse politico, e não se tem capacidade  de pensar nos interesses da sociedade e do país, teremos que ficar aguentando  estas picaretajens todas, juntamente com as injustiças ainda praticadas. São  necessárias soluções técnicas e por quem entende. 
  Seremos capases? 
      Picaretagem de combustivel
  escrito por Osvaldo Ribeiro , 5.06.2007 - 14:50 
      Tenho veiculo Flex e outro só a alcool, o flex utilizando  alcool consome mais que o só veiculo a alcool, isto tambem vale para o a  gasolina, então os veiculos chamados Flex foi um Marketing, vantagem para as  Montadoras, e os Usineiros. Devemos exigir que as montadoras façam um veiculo  muito mais economico. 
      Demorou para ver o engano
  escrito por Telmo Heinen - Formosa - GO , 5.06.2007 - 16:34  
      Demorou ver que foi enganado com este motor FLEX. é uma  pena, que depois de mais de 30 anos de sucesso, hoje alardeado aos quatro  ventos, o Brasil não fabrique mais nenhum motor a Álcool. Uma Pena. 
  Nunca um motor flex renderá tanto quanto um motor a álcool puro ou à gasolina  pura... 
  
  abs, telmo heinen @yahoo.com.br 
      Para que tantas alternativas?
  escrito por Geraldo , 6.06.2007 - 03:48 
      Porque não utilizar somente o gás? 
  Porque não utilizar somente os elétricos? 
  Ninguém acha que as células combustiveis dão certo? 
  A picaretagem é grande no comércio mundial e ninguém está 
  ligando para o meio ambiente ou para o bolso do cidadão; o 
  negócio é enganar a todos com falsos experts e tirar proveito 
  da situação! 
  Lamentavel que não tenhamos uma politica honesta que trate 
  do assunto com o respeito que deve ser tratado, propondo 
  um plano estratégico de investimentos e de pesquisa 
  na alternativa mais correta. 
       
      Fonte:  http://www.biodieselbr.com/noticias/biodiesel/alcool-biodiesel-trapacas-espertezas-energeticas-28-05-07.htm
  
    
  
       
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