[oleo-l] Álcool e Biodiesel: trapaças e espertezas ‘energéticas’
Josiane Calado
josicalado em yahoo.com.br
Segunda Junho 11 01:18:20 BRT 2007
Álcool e Biodiesel: trapaças e espertezas ‘energéticas’
28/05/207
Estado de Minas
O Brasil é líder mundial do desenvolvimento de alternativas ao combustível fóssil. E também em tramóias e trapaças energéticas
Outro dia eu conversava com um engenheiro da área automobilística que se mudou para os EUA há alguns anos e é diretor de uma grande empresa fabricante de motores a diesel. Quando morava no Brasil, ele participou ativamente do desenvolvimento dos primeiros motores a álcool, na década de 70.
Falávamos sobre os biocombustíveis e ele ficou espantado ao saber que nossos carros flex ainda usam o tanquinho de gasolina para ajudar a partida nas manhãs mais frias.
“Ainda tem aquilo até hoje?”
Tive então que lembrá-lo de que os norte-americanos foram mais inteligentes que os brasileiros ao estabelecer, nos EUA, um percentual de 15% de gasolina no álcool, ao contrário do nosso, que é puro. O etanol lá é chamado de E-85 exatamente por conter esse pequeno percentual de gasolina que elimina a necessidade do famigerado tanquinho.
E seu espanto continuou quando soube de algumas tramóias e picaretagens que surgiram em paralelo com os combustíveis alternativos.
Contei do “posto flex”. Ou seja, o grande volume de carros “flex fuel” facilita a picaretagem da bomba de gasolina batizada com um percentual enorme de álcool. Muito mais do que os 23% estabelecidos atualmente pelo governo. Esta trapaça é possível hoje porque os motores flex não engasgam nem tossem mesmo com a gasolina excessivamente ‘alcolizada’. Afinal, foram projetados exatamente para isso, ao contrário do motor a gasolina, que começa a falhar assim que é abastecido com um percentual de álcool acima de 25% ou 30%.
Como o motor flex não protesta, o motorista só percebe que foi trapaceado se fizer as contas do consumo cada vez que abastecer. Caso contrário, vai continuar pagando gato por lebre a vida toda.
O engenheiro custou a acreditar que a trapaça atinge também o álcool ‘puro’, que recebe generosas adições de água. E o que é pior e quase inacreditável: já foi comprovada, em postos do litoral, a adulteração feita com água do mar, pois o sal ajudou a corroer todo o sistema de alimentação e injeção do automóvel.
Mas a ‘esperteza’ não se restringe a distribuidoras e postos desonestos: tem também muito motorista desenvolvendo sua própria ‘solução’ energética alternativa no caso do diesel. Como?
O biodiesel vem sendo maciçamente divulgado pela imprensa. E explicado que já está sendo adicionado ao diesel e que é obtido a partir de óleo vegetal produzido com soja, amendoim, dendê, girassol, pinha, etc. Pois não deu outra: já tem muito ‘esperto’ adicionando óleo de soja ao diesel e quase destruindo a bomba injetora do seu motor.
O biodiesel é obtido a partir do óleo vegetal, mas esse é submetido a um processo químico (chamado de transesterificação) para retirar a glicerina presente nos oleaginosos. É exatamente essa glicerina que provoca enormes estragos no tanque, na tubulação, na bomba injetora, nos bicos e até dentro do motor.
O Brasil desenvolve os mais importantes projetos de combustíveis alternativos do mundo. Mas o governo deve prestar atenção e reforçar a fiscalização, pois o país vem se revelando também campeão mundial das trapaças e espertezas ‘energéticas’.
Por Boris Feldman
boris.feldman em uai.com.br
Comentarios (14)
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ESSAS ESPERTEZAS TERÃO QUE ACABAR ! NÃO VALE A PENA!
escrito por SILVA FILHO , 28.05.2007 - 22:09
Água do mar misturada com álcool ou gasolina é de uma maldade abominável ! Comerciantes sem scrúpulos e de-sonestos, sempre esquecem a "Lei do Retorno", ou seja, quem dá, recebe, e, às vezes recebem em dose dupla !
FELIZMENTE, temos bastante comerciantes decentes, honestos, que não usam de malandragem para ganhar dinheiro. Esses são maioria !
Realmente aquele "tanquinho" de gasolina é do tempo do Pró-Álcool!. mas, temos a tecnologia "FLEX" , que o
mundo inteiro tá imitando!
trapaça da trapaça
escrito por Fendel , 28.05.2007 - 22:13
Meu caro Feldman
Não é a glicerina a vilã dos óleos vegetais combustíveis, e sim a insaturação dos OVs.
Tanto é que o bioBOBOdiesel de soja é altamente instável e necessita de aditivos...
Oras, aditive-se diretamente o óleo de soja, poispois.
Para queimar a glicerina, basta aquecê-la, como ocorre em mais de 100.000 veículos na Alemanha, movidos a óleo de canola, mais saturado que o de soja.
Alíás, se fosse a glicerina o problema, por que ninguém anda com 100% de biodiesel de soja? heim?
Para misturar 20% no Diesel, é muito melhor e mais barato misturar óleos vegetais naturais...
Detalhes em: www.fendel.com.br
Glicerina...
escrito por carlos coelho , 29.05.2007 - 10:34
- Óleo Vegetal não contem glicerina, é um trigliceridio, a glicerina é formada quando transforma em biodiesel.
- Glicerina é miscível em água e álcool, solúvel em éter etílico, acetato de etila e dioxano, se tiver glicerina no óleo vegetal ele é facilmente retirado adicionando água.
O problema do biodiesel e do óleo vegetal é que o óleo lubrificante é contaminado, formando "borra".
O processo é mais acelerado com o Óleo Vegetal do que com o biodiesel devido a alta viscosidade, contaminando mais rápido o óleo lubrificante, a solução para isso é adaptar o motor com sistema Elsbett, assim torma o veiculo bicombustivel (diesel e óleo vegetal).
Adulteraçaõ
escrito por Sebastião Gomes , 29.05.2007 - 21:55
Existe um ditado que diz "tudo que é bom deve ser copiado", mas nem sempre as cópias são tão eficazes quanto as originais. Os espertalhões vão pagar caro com certeza!! Com o tempo tudo se resolverá no momento certo.
Sebastião
Mg.
Paranóia???
escrito por Marcelo Neves , 30.05.2007 - 09:57
Minha esposa reclama que desde que trocou seu carro, um Pálio Weekend por um Idea Flex, a impressão é a de que o carro bebe muito mais gasolina... Mas eu também troquei meu Pálio 1000 por um flex, Fiesta 1,6, e tenho a mesma impressão. Às vezes o rendimento parece normal, às vezes piora. Raramente pomos álcool...
Com as notícias recentes das falcatruas que proliferam nos postos de gasolina e lendo esta matéria abaixo, decidi perguntar aos meus amigos se compartilham a sensação de que, apesar dos avanços tecnológicos inerentes a novos modelos, seus consumos de combustíveis aumentaram (mais litros de gasolina por km rodado).
Nós moramos em Vitória e abastecemos em postos Shell, BR e Texaco, quase sempre os mesmos. E isso nos mesmos postos... Não sei se é paranóia ou se estamos mesmo sendo enganados...
Aumento no consumo
escrito por Univaldo Vedana , 30.05.2007 - 11:14
Marcelo.
O que os fabricantes de carros fizeram foi adaptar um motor que utilizasse os dois combustíveis (flex) sem se preocupar com o consumo. A taxa de compressão dos dois combustíveis é diferente portanto o consumo é maior tanto quando usar álcool como gasolina. Fizeram um misto quente. Uma enganação. Um motor 1.0 a gasolina faz 16/17 km com um litro de gasolina, já no motor flex não faz mais que 11/12.E o brasileiro acha que foi uma grande invenção....realmente foi para os fabricantes de álcool...que tem consumo garantido.
Ecologicamente o motor flex não ajuda em nada a emissão de gases do efeito estufa e pelo lado econômico do consumidor um embuste.
Abraços.
Univaldo Vedana
Trapaça
escrito por Antonio , 30.05.2007 - 11:49
Muitas pessoas pensam q dessa forma vão chegar a algum lugar...Mas sempre acabam se dando mal...
Antonio José
Ba
Caro Carlos Coelho
escrito por Fendel , 30.05.2007 - 14:49
Acontece que o pessoal do bioBOBO afirma e mente que a glicerina não queima no motor Diesel... e por isso, pros leigos tem que ser explicado que a glicerina queima sim, quando devidamente aquecida, em qualquer kit, produzidos em mais de 50 fabricantes de kits mundo afora... (3 no Brasil...)
Aliás o próprio autor comete a gafe da glicerina no texto acima.
Quanto às polimerizações, não são devidos à "glicerina" e sim às insaturações presentes igualmente nos OVs e nos bioBOBOs...
Questao do Biodiesel
escrito por Dario Adolar Chinvelski , 30.05.2007 - 21:09
O óleo vegetal puro ( sem a transesterificaçao), além de causar efeitos nocivos em todo o sistema de um motor á diesel, causa inda um efeito poluente tóxico. A glicerina ao ser queimada durante a combustão produz uma substância chamada de acroleina, de odpr forte e toxico.
picaretagem
escrito por divino vandomar , 31.05.2007 - 07:41
O que chamam de esperteza eu denomino velhacaria, é abominável o que a própria sociedade faz consigo mesmo, neste momento que a preocupação com os princípios de conservação estão aflorados, seria o momento ideal para que a população mundial aproveitasse para mudar a consciência e no entanto não vemos isso acontecer.
Será tão dificil agir corretamente?
escrito por Lourenço Tonietto , 1.06.2007 - 00:02
Enquanto se pensa só politiamente e para dar satisfação inadequada ao cidadão, por ser de interesse politico, e não se tem capacidade de pensar nos interesses da sociedade e do país, teremos que ficar aguentando estas picaretajens todas, juntamente com as injustiças ainda praticadas. São necessárias soluções técnicas e por quem entende.
Seremos capases?
Picaretagem de combustivel
escrito por Osvaldo Ribeiro , 5.06.2007 - 14:50
Tenho veiculo Flex e outro só a alcool, o flex utilizando alcool consome mais que o só veiculo a alcool, isto tambem vale para o a gasolina, então os veiculos chamados Flex foi um Marketing, vantagem para as Montadoras, e os Usineiros. Devemos exigir que as montadoras façam um veiculo muito mais economico.
Demorou para ver o engano
escrito por Telmo Heinen - Formosa - GO , 5.06.2007 - 16:34
Demorou ver que foi enganado com este motor FLEX. é uma pena, que depois de mais de 30 anos de sucesso, hoje alardeado aos quatro ventos, o Brasil não fabrique mais nenhum motor a Álcool. Uma Pena.
Nunca um motor flex renderá tanto quanto um motor a álcool puro ou à gasolina pura...
abs, telmo heinen @yahoo.com.br
Para que tantas alternativas?
escrito por Geraldo , 6.06.2007 - 03:48
Porque não utilizar somente o gás?
Porque não utilizar somente os elétricos?
Ninguém acha que as células combustiveis dão certo?
A picaretagem é grande no comércio mundial e ninguém está
ligando para o meio ambiente ou para o bolso do cidadão; o
negócio é enganar a todos com falsos experts e tirar proveito
da situação!
Lamentavel que não tenhamos uma politica honesta que trate
do assunto com o respeito que deve ser tratado, propondo
um plano estratégico de investimentos e de pesquisa
na alternativa mais correta.
Fonte: http://www.biodieselbr.com/noticias/biodiesel/alcool-biodiesel-trapacas-espertezas-energeticas-28-05-07.htm
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