[oleo-l] Álcool e Biodiesel: trapaças e espertezas ‘energéticas’

Josiane Calado josicalado em yahoo.com.br
Segunda Junho 11 08:35:29 BRT 2007


Álcool e Biodiesel: trapaças e espertezas ‘energéticas’ 
   
  28/05/207
   
  Estado de Minas
   
  O Brasil é líder mundial do desenvolvimento de alternativas ao combustível fóssil. E também em tramóias e trapaças energéticas

Outro dia eu conversava com um engenheiro da área automobilística que se mudou para os EUA há alguns anos e é diretor de uma grande empresa fabricante de motores a diesel. Quando morava no Brasil, ele participou ativamente do desenvolvimento dos primeiros motores a álcool, na década de 70.

Falávamos sobre os biocombustíveis e ele ficou espantado ao saber que nossos carros flex ainda usam o tanquinho de gasolina para ajudar a partida nas manhãs mais frias.

“Ainda tem aquilo até hoje?”

Tive então que lembrá-lo de que os norte-americanos foram mais inteligentes que os brasileiros ao estabelecer, nos EUA, um percentual de 15% de gasolina no álcool, ao contrário do nosso, que é puro. O etanol lá é chamado de E-85 exatamente por conter esse pequeno percentual de gasolina que elimina a necessidade do famigerado tanquinho.

E seu espanto continuou quando soube de algumas tramóias e picaretagens que surgiram em paralelo com os combustíveis alternativos.

Contei do “posto flex”. Ou seja, o grande volume de carros “flex fuel” facilita a picaretagem da bomba de gasolina batizada com um percentual enorme de álcool. Muito mais do que os 23% estabelecidos atualmente pelo governo. Esta trapaça é possível hoje porque os motores flex não engasgam nem tossem mesmo com a gasolina excessivamente ‘alcolizada’. Afinal, foram projetados exatamente para isso, ao contrário do motor a gasolina, que começa a falhar assim que é abastecido com um percentual de álcool acima de 25% ou 30%.

Como o motor flex não protesta, o motorista só percebe que foi trapaceado se fizer as contas do consumo cada vez que abastecer. Caso contrário, vai continuar pagando gato por lebre a vida toda.

O engenheiro custou a acreditar que a trapaça atinge também o álcool ‘puro’, que recebe generosas adições de água. E o que é pior e quase inacreditável: já foi comprovada, em postos do litoral, a adulteração feita com água do mar, pois o sal ajudou a corroer todo o sistema de alimentação e injeção do automóvel.

Mas a ‘esperteza’ não se restringe a distribuidoras e postos desonestos: tem também muito motorista desenvolvendo sua própria ‘solução’ energética alternativa no caso do diesel. Como?

O biodiesel vem sendo maciçamente divulgado pela imprensa. E explicado que já está sendo adicionado ao diesel e que é obtido a partir de óleo vegetal produzido com soja, amendoim, dendê, girassol, pinha, etc. Pois não deu outra: já tem muito ‘esperto’ adicionando óleo de soja ao diesel e quase destruindo a bomba injetora do seu motor.

O biodiesel é obtido a partir do óleo vegetal, mas esse é submetido a um processo químico (chamado de transesterificação) para retirar a glicerina presente nos oleaginosos. É exatamente essa glicerina que provoca enormes estragos no tanque, na tubulação, na bomba injetora, nos bicos e até dentro do motor.

O Brasil desenvolve os mais importantes projetos de combustíveis alternativos do mundo. Mas o governo deve prestar atenção e reforçar a fiscalização, pois o país vem se revelando também campeão mundial das trapaças e espertezas ‘energéticas’.

Por Boris Feldman
boris.feldman em uai.com.br


  Comentarios (14) 
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  ESSAS ESPERTEZAS TERÃO QUE ACABAR ! NÃO VALE A PENA!
escrito por SILVA FILHO , 28.05.2007 - 22:09 
  Água do mar misturada com álcool ou gasolina é de uma maldade abominável ! Comerciantes sem scrúpulos e de-sonestos, sempre esquecem a "Lei do Retorno", ou seja, quem dá, recebe, e, às vezes recebem em dose dupla ! 
FELIZMENTE, temos bastante comerciantes decentes, honestos, que não usam de malandragem para ganhar dinheiro. Esses são maioria ! 
Realmente aquele "tanquinho" de gasolina é do tempo do Pró-Álcool!. mas, temos a tecnologia "FLEX" , que o 
mundo inteiro tá imitando! 
  trapaça da trapaça
escrito por Fendel , 28.05.2007 - 22:13 
  Meu caro Feldman 

Não é a glicerina a vilã dos óleos vegetais combustíveis, e sim a insaturação dos OVs. 
Tanto é que o bioBOBOdiesel de soja é altamente instável e necessita de aditivos... 
Oras, aditive-se diretamente o óleo de soja, poispois. 
Para queimar a glicerina, basta aquecê-la, como ocorre em mais de 100.000 veículos na Alemanha, movidos a óleo de canola, mais saturado que o de soja. 
Alíás, se fosse a glicerina o problema, por que ninguém anda com 100% de biodiesel de soja? heim? 
Para misturar 20% no Diesel, é muito melhor e mais barato misturar óleos vegetais naturais... 

Detalhes em: www.fendel.com.br 
  Glicerina...
escrito por carlos coelho , 29.05.2007 - 10:34 
  - Óleo Vegetal não contem glicerina, é um trigliceridio, a glicerina é formada quando transforma em biodiesel. 

- Glicerina é miscível em água e álcool, solúvel em éter etílico, acetato de etila e dioxano, se tiver glicerina no óleo vegetal ele é facilmente retirado adicionando água. 

O problema do biodiesel e do óleo vegetal é que o óleo lubrificante é contaminado, formando "borra". 
O processo é mais acelerado com o Óleo Vegetal do que com o biodiesel devido a alta viscosidade, contaminando mais rápido o óleo lubrificante, a solução para isso é adaptar o motor com sistema Elsbett, assim torma o veiculo bicombustivel (diesel e óleo vegetal). 
  Adulteraçaõ
escrito por Sebastião Gomes , 29.05.2007 - 21:55 
  Existe um ditado que diz "tudo que é bom deve ser copiado", mas nem sempre as cópias são tão eficazes quanto as originais. Os espertalhões vão pagar caro com certeza!! Com o tempo tudo se resolverá no momento certo. 

Sebastião 
Mg. 
  Paranóia???
escrito por Marcelo Neves , 30.05.2007 - 09:57 
  Minha esposa reclama que desde que trocou seu carro, um Pálio Weekend por um Idea Flex, a impressão é a de que o carro bebe muito mais gasolina... Mas eu também troquei meu Pálio 1000 por um flex, Fiesta 1,6, e tenho a mesma impressão. Às vezes o rendimento parece normal, às vezes piora. Raramente pomos álcool... 

Com as notícias recentes das falcatruas que proliferam nos postos de gasolina e lendo esta matéria abaixo, decidi perguntar aos meus amigos se compartilham a sensação de que, apesar dos avanços tecnológicos inerentes a novos modelos, seus consumos de combustíveis aumentaram (mais litros de gasolina por km rodado). 

Nós moramos em Vitória e abastecemos em postos Shell , BR e Texaco, quase sempre os mesmos. E isso nos mesmos postos... Não sei se é paranóia ou se estamos mesmo sendo enganados... 


  Aumento no consumo
escrito por Univaldo Vedana , 30.05.2007 - 11:14 
  Marcelo. 
O que os fabricantes de carros fizeram foi adaptar um motor que utilizasse os dois combustíveis (flex) sem se preocupar com o consumo. A taxa de compressão dos dois combustíveis é diferente portanto o consumo é maior tanto quando usar álcool como gasolina. Fizeram um misto quente. Uma enganação. Um motor 1.0 a gasolina faz 16/17 km com um litro de gasolina, já no motor flex não faz mais que 11/12.E o brasileiro acha que foi uma grande invenção....realmente foi para os fabricantes de álcool...que tem consumo garantido. 
Ecologicamente o motor flex não ajuda em nada a emissão de gases do efeito estufa e pelo lado econômico do consumidor um embuste. 
Abraços. 
Univaldo Vedana 
  Trapaça
escrito por Antonio , 30.05.2007 - 11:49 
  Muitas pessoas pensam q dessa forma vão chegar a algum lugar...Mas sempre acabam se dando mal... 
Antonio José 
Ba 
  Caro Carlos Coelho
escrito por Fendel , 30.05.2007 - 14:49 
  Acontece que o pessoal do bioBOBO afirma e mente que a glicerina não queima no motor Diesel... e por isso, pros leigos tem que ser explicado que a glicerina queima sim, quando devidamente aquecida, em qualquer kit, produzidos em mais de 50 fabricantes de kits mundo afora... (3 no Brasil...) 
Aliás o próprio autor comete a gafe da glicerina no texto acima. 
Quanto às polimerizações, não são devidos à "glicerina" e sim às insaturações presentes igualmente nos OVs e nos bioBOBOs... 
  Questao do Biodiesel
escrito por Dario Adolar Chinvelski , 30.05.2007 - 21:09 
  O óleo vegetal puro ( sem a transesterificaçao), além de causar efeitos nocivos em todo o sistema de um motor á diesel, causa inda um efeito poluente tóxico. A glicerina ao ser queimada durante a combustão produz uma substância chamada de acroleina, de odpr forte e toxico. 
  picaretagem
escrito por divino vandomar , 31.05.2007 - 07:41 
  O que chamam de esperteza eu denomino velhacaria, é abominável o que a própria sociedade faz consigo mesmo, neste momento que a preocupação com os princípios de conservação estão aflorados, seria o momento ideal para que a população mundial aproveitasse para mudar a consciência e no entanto não vemos isso acontecer. 
  Será tão dificil agir corretamente?
escrito por Lourenço Tonietto , 1.06.2007 - 00:02 
  Enquanto se pensa só politiamente e para dar satisfação inadequada ao cidadão, por ser de interesse politico, e não se tem capacidade de pensar nos interesses da sociedade e do país, teremos que ficar aguentando estas picaretajens todas, juntamente com as injustiças ainda praticadas. São necessárias soluções técnicas e por quem entende. 
Seremos capases? 
  Picaretagem de combustivel
escrito por Osvaldo Ribeiro , 5.06.2007 - 14:50 
  Tenho veiculo Flex e outro só a alcool, o flex utilizando alcool consome mais que o só veiculo a alcool, isto tambem vale para o a gasolina, então os veiculos chamados Flex foi um Marketing, vantagem para as Montadoras, e os Usineiros. Devemos exigir que as montadoras façam um veiculo muito mais economico. 
  Demorou para ver o engano
escrito por Telmo Heinen - Formosa - GO , 5.06.2007 - 16:34 
  Demorou ver que foi enganado com este motor FLEX. é uma pena, que depois de mais de 30 anos de sucesso, hoje alardeado aos quatro ventos, o Brasil não fabrique mais nenhum motor a Álcool. Uma Pena. 
Nunca um motor flex renderá tanto quanto um motor a álcool puro ou à gasolina pura... 

abs, telmo heinen @yahoo.com.br 
  Para que tantas alternativas?
escrito por Geraldo , 6.06.2007 - 03:48 
  Porque não utilizar somente o gás? 
Porque não utilizar somente os elétricos? 
Ninguém acha que as células combustiveis dão certo? 
A picaretagem é grande no comércio mundial e ninguém está 
ligando para o meio ambiente ou para o bolso do cidadão; o 
negócio é enganar a todos com falsos experts e tirar proveito 
da situação! 
Lamentavel que não tenhamos uma politica honesta que trate 
do assunto com o respeito que deve ser tratado, propondo 
um plano estratégico de investimentos e de pesquisa 
na alternativa mais correta. 
   
  Fonte: http://www.biodieselbr.com/noticias/biodiesel/alcool-biodiesel-trapacas-espertezas-energeticas-28-05-07.htm

       
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