<div>Gente, cuidado com isso... usar o óleo diretamente nos motores não é tão simples assim!!!</div>
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<div>Essas pesquisas da CATI se iniciaram em paralelo à um estudo de comparação com o biodiesel. Hoje eles só divulgam o resultado com um motor antigo que não deu problema, os motores mais novos que fundiram eles não divulgam.
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<div>A Alemanha produz mais de 2 bilhões de litros de biodiesel, não usa óleo diretamente. E isso não é atoa!!! Para que o óleo vegetal possa ser usado diretamente precisa de adaptações, e só funciona bem em motores antigos.
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<div>Divulgar que isso pode ser feito é desinformação, isso não deve ser feito! No Mato Grosso, muitos produtores de soja utilizaram óleo diretamente nos motores, e tiveram problemas. </div>
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<div>Tecnicamente, a queima incompleta do óleo gera acroleína, que é altamente tóxico e cancerígeno. Para garantir a queima completa do óleo no motor, ficará muito caro, então, não é barato adaptar o motor para isso.</div>
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<div>Qualquer dúvida entre em contato.<br><br>Atenciosamente,<br><br>Felipe Aguiar<br>Diretor Comercial<br>Petrobio Biodiesel<br>(19) 3402 1118<br>(16) 9196 9275 <br><br> </div>
<div><span class="gmail_quote">Em 13/06/07, <b class="gmail_sendername">rodrigo.barea</b> <<a href="mailto:rodrigo.barea@ig.com.br">rodrigo.barea@ig.com.br</a>> escreveu:</span>
<blockquote class="gmail_quote" style="PADDING-LEFT: 1ex; MARGIN: 0px 0px 0px 0.8ex; BORDER-LEFT: #ccc 1px solid"><br>Então o q podemos dizer em relação aos carros movidos a óleo vegetal usado<br>q já existem no Brasil, inclusive homologados para circular em alguns
<br>municípios. Existem comprovações Pedro, dos compostos cancerígenos e dos<br>danos no motor?<br><br>Desde já agradeço pela atenção.<br><br>Em (08:10:20), <a href="mailto:pedrocn@ufla.br">pedrocn@ufla.br</a> escreveu:<br>
<br><br>>Acreditamos também na importância da reciclagem de óleos usados, porém eles<br>>devem ser transformados em Biodiesel antes de serem utilizados como<br>>combustível, para evitar danos aos motores e a emissão de compostos
<br>>cancerígenos nos gases de escape. Inclusive, a utilização de qualquer óleo<br>>de origem vegetal em mistura ou substituição ao diesel mineral, que não se<br>>enquadre na definição de biodiesel, é proibida no Brasil.
<br>><br>>Abraços<br>><br>> Prof. Pedro Castro Neto<br>>Universidade Federal de Lavras<br>><br>>-----Mensagem original-----<br>>De: <a href="mailto:oleo-l-bounces@rumba.ufla.br">oleo-l-bounces@rumba.ufla.br
</a> [mailto:<a href="mailto:oleo-l-bounces@rumba.ufla.br">oleo-l-bounces@rumba.ufla.br</a>] Em<br>>nome de jefferson.modolo<br>>Enviada em: domingo, 10 de junho de 2007 19:19<br>>Para: beth<br>>Cc: oleo-l<br>
>Assunto: [oleo-l] por que não reciclar<br>><br>>Boa noite a todos!!!<br>><br>>Sei que este grupo pretende discutir o biodisel e outras fontes energia<br>>renovavel e não agresivas ao planeta, por isso gostaria de por em discusão
<br>a<br>>reutilização do oléo de soja proveniente de fritura e que é hoje uma grande<br>>preocupação das companhias de abastecimento de agua, acho de alguns devem<br>>ter assistido na tv, reportagem sobre este assunto com o desenvolvimento de
<br>>micro-usinas de reciclagem deste residuo, então gostaria de por isso em<br>>discusão no nosso grupo se acharem conveniente e oportuno.<br>>Jefferson/Joanopolis<br>><br>>_______________________________________________
<br>>oleo-l mailing list<br>><a href="mailto:oleo-l@rumba.ufla.br">oleo-l@rumba.ufla.br</a><br>><a href="http://rumba.ufla.br/mailman/listinfo/oleo-l">http://rumba.ufla.br/mailman/listinfo/oleo-l</a><br>><br>>_______________________________________________
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<br><br><br><br>_______________________________________________<br>oleo-l mailing list<br><a href="mailto:oleo-l@rumba.ufla.br">oleo-l@rumba.ufla.br</a><br><a href="http://rumba.ufla.br/mailman/listinfo/oleo-l">http://rumba.ufla.br/mailman/listinfo/oleo-l
</a><br><br></blockquote></div><br><br clear="all"><br>-- <br>