[oleo-l] Envio de mensagens e comentários
mario gomez olivares
magoliv52 em netcabo.pt
Domingo Junho 10 17:02:35 BRT 2007
boa tarde a todos, contente de participar neste debate desde Lisboa, como sou leigo, comecei por arrumar meus conhecimentos sobre a materia( ver anexo), primeiro a questão técnica, de que estamos a falar: produzir biodiesel. Como devem saber a união europea da subsidios para produzir as varias materias primas que permitem produzir este oleo vegetal, mas existem quotas distribuidas para a produção agrícola, mas que so é rentabilizada se tiver um centro de produção dimensionado, o que para a quota portuguesa, nunca seria rentável sem a sua utilização para producir outros oleos. Acho que o vosso problema é bem diferente, é mais do genero ter um plano e como financia-lo ( nacional, regional, quem participa, o papel do estado, etc). Aqui existe um plano que evita o que voces estão a falar ahi: quais são os inconvenientes para a produçõa agrícola globalamente. Se admite que geralmente o mercado corrige, mas pode ser tarde e a mâs horas. Não creio que a questão se resolva so com os preços, se o preço do leite sobe, o mercado actua racionalizando a actividade dos produtores. O biodisel pode ser um produto de exportação aceite pela UE, o que não acontece com o leite, o preço internacional ira a depender de mais coisas que o mercado agrícola brasileiro. O que observo em algumas opiniões me parece correcto, o biodisel passa a ser um produto estrategico e por ende as materias primas que o permitem produzir, o que é mais um coisa a debater, não pode ser uma questão técnica, i.e., quem vai produzir; no debate aparece a ideia que pode ter um lugar importante a agricultura familiar, mas este é un novo negocioo que abre o apetite das multinacionais, que procurarão ter o controlo de todo o cluster. Oxala neste debate se chegue a uma conclusão sobre iso, visto que isto têm uma dimensão política muito importante, onde o social, o ambiental estão asociados. Vocês como brasileros têm que têr conciencia que neste big business Brasil pode ser global player, mas num jogo cada vez mais geopolitico. um abraço a todos, mario olivares
----- Original Message -----
From: Micky Woolf
To: oleo-l em rumba.ufla.br
Sent: Sunday, June 10, 2007 4:05 PM
Subject: [oleo-l] Envio de mensagens e comentários
Olá,
Para escolher a forma de receber mensagens, vocês devem ir para a página principal do site e optar pelas escolhas que quiserem. É fácil.
Eu sou leiga no assunto biodiesel e não sei porque fui convidada a participar. Sou tradutora e traduzi um projeto para a Africa que diz respeito ao plantio do pinhão manso e como o bio diesel pode contribuir para a "cura" do planeta".
Acho a disucssão muito interessante e produzente, mas até que o biodiesel seja efetivamente viável, vai levar anos e mais anos! É um produto caro, sua utilização ainda não está bem definida, e é preciso modificar a mentalidade da população e a cultura do povo, antes de mais nada.
Isso eu acho que é um trabalho de formiguinha onde a mídia terá um papel relevante na divulgação, campanhas, conscientização, etc.
abraços
Micky
------------------------------------------------------------------------------
_______________________________________________
oleo-l mailing list
oleo-l em rumba.ufla.br
http://rumba.ufla.br/mailman/listinfo/oleo-l
------------------------------------------------------------------------------
No virus found in this incoming message.
Checked by AVG Free Edition.
Version: 7.5.472 / Virus Database: 269.8.13/842 - Release Date: 09-06-2007 10:46
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://rumba.ufla.br/pipermail/oleo-l/attachments/20070610/1c2eadf5/attachment-0001.html
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não texto foi limpo...
Nome : biodiesel.doc
Tipo : application/msword
Tam : 595456 bytes
Descr.: não disponível
Url : http://rumba.ufla.br/pipermail/oleo-l/attachments/20070610/1c2eadf5/attachment-0001.doc
Mais detalhes sobre a lista de discussão oleo-l